Município Ivoti-RS / atende Lindolfo Collor
1º Encontro GESTAR 2
04 a 08 de maio de 2009
Local: Uniritter – Porto Alegre
As expectativas para o primeiro encontro eram muito grandes, sair da sala de aula e fazer uma viagem de Ivoti a Porto Alegre todos os dias foi muito cansativo e, ao mesmo tempo, muito prazeroso. Me senti como o menino do vídeo “Capturando o Vento”, todos os dias levei o meu vidro para capturar todo o conhecimento e informações possíveis para levar as mesmas para o meu município e grupo de professores.
Olhares curiosos, inquietos, vindos de diferentes municípios de todo o estado. As dúvidas eram muitas e começaram a ser respondidas com muita paciência pelo professor da UNB (Universidade Federal de Brasília), Maurício dos Santos, ele se intitula como “profmau”, mas bem ao contrário, é uma pessoa muito humana, que não consegue esconder seu amor pela profissão. O professor Maurício passou ao grupo uma segurança muito grande no que se refere ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar 2, uma formação continuada de professores dos anos/séries finais do ensino fundamental.
No segundo dia, realizamos uma atividade da qual gostei muito, cada um recebeu uma folha a ser usada para sua apresentação, falando o significado do seu nome, apresentando sua cidade e algo que tivesse sido importante na sua formação. Quando começaram as apresentações, me surpreendi com nomes de municípios que nunca tinha ouvido antes, meus colegas (já que temos um homem no grupo) se preocuparam em apresentar cada um o símbolo de sua cidade. Fiz alguns rabiscos para tentar contar a minha história, como não sei desenhar tive que caprichar na apresentação:
O livro que realmente me despertou para o mundo mágico da leitura, também estava na Ciranda de Livros, seu título “A Bolsa Amarela” de Ligia Bojunga. O segundo poema do meu blog, “Livro: A Troca”, da mesma autora, traz a importância que os livros tiveram na minha vida e na minha formação. Foram eles que me proporcionaram uma das maiores alegrias que já tive: ser aprovada com distinção no curso de Letras da Unisinos. Não consigo esconder minha paixão pelos livros, e é esse o meu objetivo, despertar nos alunos a paixão e o prazer pela leitura, alavanca básica para que os alunos sejam críticos, criativos para que escrevam bem e para que sejam felizes, pois o papel da leitura na vida das pessoas é amplo e riquíssimo.
Todas as atividades do Gestar de Língua Portuguesa serão sobre o texto.
-têxtil- tecido- que é tecido- texto como aquilo que é inteiro
TEXTO -como saber se é texto ou não?
-a partir do momento que tem significado é um texto
(pode até ser a fisionomia de um aluno)
-sema = unidade mínima de sentido
As unidades a serem trabalhadas nesta primeira etapa do curso, serão:
TP3, as unidades deste caderno apontam para duas direções: o texto como atuação social e o texto como organização de informações.
A abordagem do texto na sua dimensão social e cultural leva a classificá-lo quanto ao gênero. A abordagem na dimensão informacional leva à classificação de tipos textuais.
Tipos e gêneros textuais são classificações que não se sustentam sozinhas, mas como procedimento de análise que juntos esclarecem sobre os mecanismos textuais.
O tema transversal do TP3 é o trabalho.
O TP4 trata dos processos de leitura e escrita. Traz uma discussão sobre processos de leitura e os fazeres na produção textual.
No TP5, são desenvolvidas unidades cujos temas são: estilística, coesão, coerências e as relações lógicas nos textos.
O professor trouxe também, algo que é novo para mim, o Portfólio, que tem como objetivo promover a aprendizagem. Trabalhamos seu conceito, sua estrutura e construção.No final desta semana trago um vidro cheio de ideias/propostas/planos para a formação do Gestar 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário