domingo, 5 de julho de 2009

1º encontro 13/05/09

Dia 13 de junho foi nosso primeiro encontro na escola Ildo Meneghetti, das 7h.30 às 11h.30.

Preparei a sala com muito carinho, deixei o material encima da mesa e a imagem do ?abraço do gestar? projetado no datashow e também fiz questão de receber meus colegas com um abraço caloroso para dar as boas vindas.

Como 1ª atividade escolhi o vídeo ?Capturando o Vento?, e falei da minha experiência na 1ª semana de formação em POA, onde fui ?capturar? informações e conhecimento para trazer a eles.

Apresentei de uma forma resumida o Guia Geral, expliquei o porquê de iniciarmos com o TP3, bem como o funcionamento dos TPs e dos AAAs.

A seguir me apresentei para o grupo, minha história de alfabetização e como fui despertada para a leitura. As nove professoras participantes fizeram o mesmo, ficamos todas atentas para ouvir as histórias das colegas.

Nenhuma das professoras foi ?bombeiro? antes de ser professor, mas suas histórias foram muito interessantes. A maioria teve um incentivo muito grande por parte dos pais (que também foram professores), outros optaram por Letras por terem uma grande facilidade com a escrita. Também houve relatos de professores que tiveram bastante dificuldades nas exatas. O acesso aos livros foi introduzido em primeiro lugar pela família e depois pela escola.

A atividade criou fortes laços no grupo, fomos fazer o lanche já bem entrosadas e nem nos importamos com o frio da manhã.



Voltamos do lanche e pedi que fizessem três grupos e que respondessem, individualmente as questões da página 13 do Guia Geral, a seguir, pedi que em grupo fizessem cartazes com as expectativas e as principais dúvidas sobre o programa.

Muitas são as expectativas, poucas (por enquanto) são as dúvidas.

Combinei com as professoras cursistas que para o dia 22 de junho elas farão uma leitura prévia do TP3 e para o dia 04 de julho a entrega da Lição de Casa do TP3 para realizarmos a Oficina.

Também entreguei para cada professora uma folha do Memorial para ser entregue no nosso próximo encontro, dia 22 de junho.

A manhã foi muito produtiva, pena que faltaram vários professores. Alguns entraram em contato para avisar que estavam em conselho de classe em sua escola.

E como fechamento, usei o vídeo com imagens e uma mensagem de Pablo Neruda:


Morre lentamente quem

não viaja, quem não lê,

quem não ouve música,

quem não encontra graça em si mesmo.


Morre lentamente

quem destrói seu amor próprio,

quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente

quem se transforma em escravo do hábito

repetindo todos os dias os mesmos trajetos,

quem não muda de marca,

não se arrisca a vestir uma nova cor

ou não conversa com quem não conhece.


Morre lentamente

quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções,

justamente as que resgatam o brilho dos olhos

e os corações aos tropeços.


Morre lentamente

quem não vira a mesa quando está infeliz com

o seu trabalho, ou amor,

quem não arrisca o certo pelo incerto para ir

atrás de um sonho

quem não permite, pelo menos uma vez na vida,

fugir dos conselhos sensatos...


Viva hoje!

Arrisque hoje!

Faça hoje!


Não se deixe morrer lentamente,

Não se esqueça de ser feliz!

Um comentário: