domingo, 4 de abril de 2010



O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos.

Capturar Conhecimentos




Apresentação do Gestar II









Estudo/Reflexão






Planejamento
Troca de ideias






Visitação as Editoras



Conhecer as artes
da França







PROJETOS




O que quero ser quando crescer?
Professoras Adriane Buss e Janine Boll
Escola E.M.E.F. Ildo Meneghetti - Ivoti

Objetivo Geral:
Proporcionar momentos de reflexão acerca da argumentatividade na vida das pessoas, focando as relações de trabalho, as escolhas profissionais, o aperfeiçoamento na carreira escolhida e sua ascensão.
Objetivos Específicos:
Pesquisar diferentes profissões;
Analisar anúncios de empregos;
Entrevistar profissionais de diferentes áreas;
Pesquisar e elaborar apresentação, usando a internet e power point;
Apresentar para alunos de outras escolas o resultado da pesquisa, usando tecnologias, ilustrações,figurino...



Uma viagem pelo mundo das fábulas
Professoras Aline Fritsch e Carla Kerkhoff
Escola 25 de Julho - Ivoti

Objetivo geral: Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor de textos, através do gênero literário fábula, ampliando o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.
Objetivos específicos:
Refletir sobre valores éticos para a construção de uma sociedade mais justa.
Identificar as características presentes nas histórias (fábulas) para que se sinta estimulado a viajar no mundo fantástico da leitura, refletindo sobre os elementos funcionais, linguísticos e culturais da língua presentes nas histórias.
Contribuir com a formação de leitores ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado.
Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas, produções de textos e dramatizações.



O Menino Maluquinho
Professora Cláudia Feilstrecker
Escola E.M. E. F Meno Dhein – Lindolfo Collor

Objetivos:
-ativar os conhecimentos prévios e de levantamentos de hipóte
-desenvolver a opinião crítica e argumentação por meio de discussões em sala de aula;
-compreender, interpretar, avaliar e questionar textos;
-ler um texto sobre índios, interpretá-lo e analisá-lo, valorizando a cultura indígena;
-fazer uma pesquisa sobre lendas indígenas, reescrevendo- a de forma resumida;
-observar imagens e perceber detalhes;
-escrever outros textos a partir do assunto do livro;
-opinar sobre os textos produzidos;
-participar de debates e discussões em sala de aula;
-apresentar, de maneira criativa, trabalhos a partir do assunto do livro;
-fazer uma pesquisa sobre a história de seu município;
-conhecer versão de obras de pintores famosos;
-recriar obra de pintor famoso;



A informação transforma o homem
Professora Denise Michel
Escola M.E. F. Ildo Meneghetti - Ivoti

Objetivo Geral:
Proporcionar atividades que estimulem o interesse pela leitura, oferecendo oportunidades para que os alunos exponham suas ideias, com o propósito de desenvolver a opinião crítica frente aos assuntos trabalhados, conscientizando-os sobre o mundo que os rodeia. Além disso, proporcionar acesso a informática, com a intenção de prepará-los para o mundo, na criação de um jornal.



Projeto Construindo Poesia na escola
Professora Elisângela Schorn Holler
Escola M. E. F. São José - Município São José do Hortêncio
Objetivo geral:
Incentivar os diferentes tipos de leitura, desenvolver a dicção e a criatividade
Objetivos específicos:
-Despertar no aluno o gosto pela leitura e a criação poética;
-Conhecer a estrutura literária de uma poesia;
-Utilizar a escrita como forma de expressão, respeitando a regra ortográfica;
-Desenvolver a sensibilidade para a arte de escrever;
-Criar textos poéticos a partir de um contexto;
-Declamar poesias com desenvoltura.



Projetando o Futuro
Professora Iria Antonia Herrmann
Escola M.E.F. Nereu Ramos / Lindolfo Collor

Objetivo geral:
Proporcionar e possibilitar aos alunos oportunidades em conhecer mais profundamente o mercado de trabalho, relacionados principalmente a profissão que quer seguir, através de leituras de textos relacionados ao assunto, pesquisa em Escolas profissionalizantes e Universidades da região.



Onde estão os deuses?
Professora Silvana Spinelli de Oliveira
Escola E.M.E.F. Ildo Meneghetti - Ivoti

Objetivo geral:
Ler, compreender e interpretar diferentes gêneros textuais, identificando a intencionalidade do autor.
Objetivos específicos:
Relacionar conhecimentos já adquiridos, com novos conhecimentos, reconhecendo semelhanças e diferenças;
Perceber o legado grego presente em nosso dia a dia;
Promover o auto-conhecimento do aluno, refletindo-se em umas das diferentes personalidades dos deuses estudados;
Expressar-se oralmente e por escrito, preocupando-se em utilizar a norma-culta-padrão;
Compreender o texto lido, relacionado a sua compreensão realizada pelos colegas, agrupando-o com a versão apresentada pelo filme;
Ampliar seu conhecimento e sua autonomia, pesquisando sobre a vida de um dos autores das lendas estudadas;
Dramatizar a história escolhida, adequando figurino e cenário de acordo com o contexto;



Coerência Textual
Professora Marina Bencke
Escola M.E. F Concórdia - Ivoti

Objetivo geral:
Perceber a importância de uma interligação harmoniosa entre as partes de um todo nos textos e no meio ambiente, garantindo a compreensão do texto e do meio.
Conteúdos:
Leitura e compreensão de textos;
Interpretação de textos;
Produção textual;
Continuidade de sentidos;
A construção da coerência textual.




O sofá estampado
Professora Keina Nicieli Werle
Escola M.E.F. Aroni Aloísio Mossmann
Objetivos:
Conhecer gêneros textuais diferentes e saber aplicá-los;
Desenvolver e motivar os alunos para o hábito, prazer e valor da leitura;
Identificar semelhanças e diferenças na organização de textos;
Identificar as características dos gêneros textuais: epistolar, folder e narrativa
Produzir histórias coerentes para aprimorar a produção escrita;
Ativar os conhecimentos prévios para saber expressar suas ideias, sentimentos e opiniões;
Motivar os alunos para que haja um bom relacionamento entre professor e aluno;
Interpretar os capítulos, lendo-os para formar opiniões a partir deles, e confrontando-os com as ideias dos colegas e estabelecer relações com leituras já realizadas;
Saber identificar os sinais de pontuação e saber aplicá-los corretamente em seus textos;




“ Toda coisa que vemos,

devemos vê-la sempre pela

primeira vez, porque realmente

é a primeira vez que a vemos.

E cada flor amarela é uma

nova flor amarela, ainda que

seja o que se chama a mesma

de ontem. A gente não é já o

mesmo nem a flor a mesma.

O próprio amarelo não pode ser

já o mesmo.

É pena a gente não ter

exatamente os olhos para saber

isso, porque então éramos

todos felizes.”
Fernando Pessoa

















Nenhum comentário:

Postar um comentário