domingo, 2 de agosto de 2009

14 de Julho de 2009 8horas
Iniciei a manhã de terça-feira fazendo uma atividade com a temática Amigos, cada professor escolheu uma cor que o representasse e com essa canetinha escrevia numa cartolina o que significa a palavra Amigo. Cada um escreveu e após passei o vídeo “As cores da Amizade”. Falei sobre a importância da amizade e de que nós, que somos colegas, trabalhamos na mesma rede de ensino, estamos nos aproximando com os encontros do Gestar. Falei da importância de trabalhar a temática Amigos em sala de aula, por causa do Dia do Amigo que é dia 20 de julho, lembrando que nossos alunos, de uma mesma classe, todos são colegas, mas não, necessariamente, amigos. Nós professores não temos como obrigá-los a serem amigos, mas precisamos fazer com que todos se respeitem dentro da sala de aula. Cada professor cursista recebeu um CD com fotos e os vídeos de todas as atividades que lhes foram apresentadas até o momento.
Passei no datashow a apresentação enviada por uma colega para nosso email coletivo sobre “Gêneros X Tipos textuais”.
Iniciei o estudo do TP4 apresentando a temática do mesmo: estudar a relação entre a cultura e os usos sociais e funções da escrita nos contextos em que vivemos e sua importância para o ensino. Fiz um pequeno resumo sobre a história da escrita e suas funções:
1) Ampliou a potencialidade de nossa memória
2) Possibilitou a comunicação a distância
3) Tornou-se um instrumento de poder
Apresentei a diferença entre o aluno alfabetizado e o letrado:
Alfabetizado: aquele que domina a leitura e a escrita (sabe ler e escrever). Domina o texto clássico (codifica e decodifica)
Letrado: usa a leitura e a escrita como ferramenta para a ascensão social. Tem capacidade de transformar a realidade através da leitura e da escrita. Alguém que está além da mera leitura.
Lemos o texto de Paulo Freire da pg. 19 TP4 e discutimos sobre a leitura de mundo. Assim já entramos em mais uma das temáticas do TP4, fazer com que o aluno olhe para a sua cidade e se dê conta do quanto ele lê aquilo que está ao seu redor.
É tradição nas escolas do município, cada uma ter a sua festa junina, o que vem ao encontro com o material que traz a Unidade 13, pensando em enriquecer mais este tema, apresentei o trabalho que é realizado pelo CTG da nossa cidade que fala sobre a cultura Gaúcha (RS) e a caipira (SP), encaminhei o vídeo para que as professoras trabalhassem em sala de aula.
Entreguei uma bula de paracetamol para cada professora e juntas fizemos seu estudo e o quanto este material pode render em sala de aula. Também levei embalagens vazias que, ao invés de irem para o lixo, podem ser um belo material para a sala de aula.
Dividi a turma em quatro grupos e pedi que fizessem planos de aula para as quatro séries (5ª à 8ª) das unidades 13 e 14.
Ao final da manhã os grupos apresentaram os planos de aula que serão passados para todas as colegas. As professoras mencionaram o fato de o TP3 trabalhar um início tema- O Trabalho. Sentiram falta disto no TP4.
Para terminar, lemos e discutimos o texto “O Processo da Leitura” de Maria Antonieta Antunes Cunha (pg 69 TP 4). Também entreguei para elas o material que recebi do professor Maurício sobre “Cordel, a palavra encantada”, pois havíamos comentado o mesmo nas nossas reuniões dos grupos de estudos de Língua Portuguesa que temos no município.






14 de julho TARDE
“Eu bato palmas... conto até três
E entro no mundo do Era uma vez...
Tudo, tudo o que eu sonhar
Na minha bolsa amarela, irei encontrar!”
É assim que inicio a hora do conto que faço para os meus alunos nas Oficinas “O Mundo Mágico da Leitura” que dou nas diferentes escolas e municípios que ando. E foi assim que iniciei nosso encontro da tarde, apresentei a bolsa amarela e falei do seu significado para mim, ela que me faz viajar para um mundo mágico, um mundo cheio de fantasia e imaginação.
“Venham comigo, vamos voar!
No mundo dos sonhos aterrissar...
Embarquem nas asas da imaginação
Abram as portas do coração!”
Tirei da bolsa a obra “Coração de Tinta” de Cornelia Funcke e fiz um pequeno resumo da obra. A seguir passei o filme com o mesmo título e inspirado na obra.
“ Quem é que nunca desejou conhecer ao vivo os personagens de seus livros prediletos? Mo, além de exímio encardenador, tem uma habilidade insólita: ao ler em voz alta, dá vida às palavras, e as coisas e seres das histórias surgem ao seu lado como que por mágica. Numa noite fatídiga, quando sua filha Meggie ainda era praticamente um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro misterioso chamado “Coração de Tinta” e acabou mandando para lá sua mulher”
O próprio Mo diz que a palavra escrita é muito poderosa. A tia de Meggie, que tem uma imensa biblioteca em casa diz para a sobrinha que conheceu o mundo, fez uma viagem ao centro da terra, conheceu todos os lugares que se pode imaginar sem ter saído daquela sala, e diz que os livros podem nos levar para qualquer lugar.
As professoras cursistas gostaram muito do filme, deixei como sugestão levar o mesmo para a sala de aula e discutir com os alunos a importância dos livros.
Novamente foram feitos grupos para fazer os plano de aula da 5ª à 8ª séries, agora das Unidades 15 e 16. Quando estes estavam prontos foram apresentados e a seguir encaminhados para todas as professoras formadoras.

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