domingo, 2 de agosto de 2009

Oficina 6 Unidades 11 e 12
Iniciei a oficina lembrando o conceito de Tipos Textuais pg. 99 TP3 “As sequências tipológicas mais frequentes são a descrição, a narração e a dissertação, mas esse último termo, na verdade, engloba dois: a exposição e a argumentação. Alguns autores acrescentam ainda a instrução (ou injunção) e o diálogo (também chamado de conversação).”
Lembrando o que diferencia um do outro, e que muitas vezes encontramos uma mesclagem de tipos textuais, tendo que se analisar qual deles predomina. Os tipos textuais são definidos pela forma de organização, pela predominância das categorias gramáticas que levam o autor/ouvinte a compreender o texto. (Pg. 151 TP3) “Os tipos textuais, definidos pela predominância das características linguísticas, compõem o plano composicional dos gêneros: aparecem na forma de organização do texto. Podem servir também como parte da classificação dos gêneros quando são necessários ou ocorrem com muita frequência em um ou outro. De qualquer maneira é inevitável a articulação entre gêneros e tipos, pois nestes se constroem linguisticamente aqueles.”
Lemos juntas o texto de Jô Soares “Composição: O salário Mínimo” e fizemos uma análise do mesmo, concluindo que mesmo que a estrutura seja de uma redação escolar (folha de caderno, letra cursiva) e o narrador seja um menino; a linguagem usada e a crítica que tem por trás, mostrou que o autor usou um tipo textual para tratar de um assunto de interesse geral.
A seguir as professoras cursistas fizeram um relato das atividades que levaram para a sala de aula e fizeram seus comentários: A professora Marisa mencionou o uso de jogos (cara a cara/ imagem em ação/perfil) que levou para os alunos e que serviu para iniciar a descrição. A professora Elisângela levou uma batedeira para a sala de aula e aproveitou para introduzir o assunto: verbos. A professora Denise falou sobre a experiência que foi a apresentação das entrevistas que seus alunos fizeram com diferentes pessoas.
As professoras Janine e Silvana aplicaram a mesma atividade em diferentes turmas, e a última mencionou como foi frustrante perceber que não fez lings entre os tipos textuais (em uma aula trabalhou a fábula e na seguinte a descrição) sem ao menos trabalhar a relação entre um e outro.
Novamente fizemos a avaliação das Unidades 11 e 12 do TP3 em grande grupo.
Pontos positivos: → Material bem diversificado
→ A ultilização de jogos
→ Linguagem clara
→ Parte teórica
→ Bibliografia confiável

Pontos negativos: → Tempo: (pouco tempo para aplicar)

SUGESTÕES: → Prazo maior

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