domingo, 2 de agosto de 2009

3º encontro Oficina unidades 09 e 10 4 horas
04/07/09
Para iniciar a oficina retomei o conceito de texto pg. 19 TP3 “texto é toda e qualquer unidade de informação no contexto da interação; entendo-se interação como uma ação entre sujeitos, entre interlocutores... um texto, pode ser oral ou escrito, literário ou não-literário, de qualquer extensão.” . Lembrei dos exemplos que já foram usados para conceituar texto: a fisionomia de um aluno, uma placa... As professoras mencionaram o fato de vários alunos terem ficado em dúvida se uma placa poderia ser classificado como um texto.
Já os gêneros textuais (pg. 25 TP3) “são maneiras de organizar as informações linguísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação”. Como o tema gêneros textuais tem sido bastante estudado nestes últimos anos e pode apoiar um trabalho de estudo da língua bem mais significativo e consistente, as professoras trouxeram muitas contribuições, mencionaram o material que recebemos no último “Ler é Saber”, que abordou o mesmo tema. Para Bazerman (2005 pg. 11) “gêneros são fatos emergentes na atividade de compreensão intersubjetiva em situações típicas em que se deve coordenar atividades e compartilhar significados, tendo em vista propósitos práticos”
As professoras começaram então a fazer o relato das experiências que tiveram ao levar o material do Gestar 2 para a sala de aula:
A professora Janine aproveitou para trabalhar a biografia da autora que virá para a escola, Annie Piaggetti Müller, falou da dificuldade que os alunos tiveram em achar um ídolo e da experiência de trabalhar a biografia do aluno.
As professoras Aline e Carla da escola 25 de julho, trabalharam o Gestar de uma forma diferente, oferecem oficinas no turno inverso e os alunos se inscreveram por interesse, as duas fazem o mesmo plano de aula, porém aplicam em turmas diferentes. Elas levaram para a sala de aula diferentes gêneros textuais, questionaram os alunos quanto a suas características/tema/destinatário...
A professora Adriane começou suas atividades questionando o conceito de texto e fez uma análise de um jornal. A professora Keina levou seus alunos para a sala de informática, eles entraram no site do PDF e realizaram as atividades no site, ela comentou que os alunos adoraram a idéia e pediram para ir mais vezes ao laboratório fazer atividades e não só copiar e responder atividades do caderno.
A professora Cristiane de Lindolfo Collor levou para a sala de aula seu notebook e aproveitou para pesquisar a biografia da autora que terá um bate-papo com os alunos na feira do livro da escola. A professora Denise trabalhou os diferentes gêneros e também as características do texto.
Já a professora Elisângela passou por uma experiência diferente, a turma em que aplicou as atividades fez a biografia de um ex-colega que publicou um livro e que estará fazendo o lançamento do mesmo na escola.
A professora Silvana trabalhou uma música com os alunos e fez a descrição de sete personagens (ampliados) do livro da turma do MEET. Falou da satisfação de terem vendido mais de 200 livros na escola enquanto que a meta era só vender 100.
O texto “Poema tirado de uma notícia de Jornal” pg. 192 foi lido, e falei sobre a transposição de gênero. A seguir dramatizei o poema “Vou-me embora para Pasárgada”


Comentei da experiência que tive em sala de aula quando uma aluna apresentou em forma de poema um dos livros do Harry Potter, tendo como base o poema acima apresentado:


Hogwarts
Vou para Hogwarts
Uma escola de magia e bruxaria
Onde aprenderei feitiços e encantos
Para esquecer o mundo dos trouxas
Onde vivo
Voarei na minha vassoura
E jogarei quadribol até cansar
Lá terei aula de Defesa contra as Artes das Trevas
Para saber me defender
Quando tiver que lutar
Contra os bruxos do mal
Ficarei longe da confusão daqui
Em Hogwarts tem tudo que quero
Sempre que irei para lá
Oferecerão banquetes se sapos de chocolates
Colecionarei as figuras de bruxos famosos
E tomarei cerveja amanteigada até explodir
Com a minha varinha mágica
Poderei realizar meus sonhos
Farei aulas de Entretenimento e Distração
Irei me divertir
Nas aulas de Poções
Cozinharei diversos feitiços
No meu caldeirão.
Em Hogwarts existem todas as fórmulas
Que preciso para esquecer daqui


Em Hogwarts tem tudo que quero.Antes de fazermos a avaliação da oficina, passei no datashow o texto de Fanny Abramovich “Que raio de professora sou eu?” e falei da importância/significado que temos na vida dos alunos, é claro que não iremos “tocar” todos, alguns sim e são esses que vão nos dar força para seguir em diante e enfrentar os obstáculos.Falei também que encontrei a bem pouco tempo atrás a minha ex-aluna Mayara Molder, que escreveu o poema Hogwarts, ela veio na escola fazer estágio do curso de Letras, no qual estava quase se formando, e o mais importante, muito feliz com a escolha que fez.
E então, encaminhei a Avaliação do TP 3, bem como, todas as atividades propostas até o momento. Pedi que escrevessem sobre três itens: Pontos Positivos
Pontos Negativos
Sugestões
As professoras pediram para que a avaliação fosse feita no grande grupo, eu apenas tomei nota:

AVALIAÇÃO UNIDADES 9 e 10 TP3
PONTOS POSITIVOS: →Elaboração dos planos de aula/ sugestões das colegas e professora formadora
→Todas se dedicaram, leram todo o material (material muito bom)
→Já conheciam a teoria, estavam preparadas
→Sugestões do TP 3 são confiáveis

→Linguagem simples e direta
→Diversidade do material (textos/ vídeos)
→A comunicação (email)
→Alunos foram muito receptivos (gostaram do material)
→Trocas entre as colegas.
PONTOS NEGATIVOS: →Tempo (pouco) muito material (muito rico) para pouco aproveitamento
SUGESTÕES: →Ampliar tempo (estender até 2010)
→Considerar a formação como pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário