segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Projeto

Dia 10/09/09 tarde 13:00 às 17:00.
A pedido das professoras, deixei a tarde reservada para trabalhar a temática que está preocupando muitas de nós. Iniciei, projetando o material que está no Guia Geral.

Projeto

O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:

a) Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.
b) Problemática: definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento
c) Fundação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.
d) Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem lançados com a sua implementação.
e) Metodologia: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados para a sua realização.
f) Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.
g) Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
h) Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.

Levei xerocado, parte do livro “Aprendizagem Baseada em Projetos – guia para professores de ensino fundamental e médio” e, baseada no livro, apresentei o seguinte:
Aprendizagem baseada em projetos fornece um treinamento para sobrevivência no século XXI. Ela oferece aos alunos a oportunidade de aprender a trabalhar em grupo e realizar tarefas comuns. Exige que os alunos monitorem seu próprio desempenho e suas contribuições ao grupo. Ela força os alunos a confrontar problemas inesperados e descobrir como resolvê-los, além de oferecer aos alunos tempo para se aprofundar em um assunto e ensinar aos outros o que aprenderam.
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma estratégia de ensino e aprendizagem do século XXI. É uma estratégia que exige mais dos alunos e professores para que possa funcionar. O Buck Institute for Education (BIE) está comprometido em ajudar os professores a tornarem-se proficientes no uso de problemas, para que possam ajudar os alunos a tornarem-se exímios aprendizes com base em problemas. Para os professores, isso exige refletir sobre a atividade docente e mudar sua postura tradicional de especialista em conteúdo para treinador de aprendizagem. Para os estudantes, significa assumir maior responsabilidade por sua própria aprendizagem, com a compreensão de que o conhecimento que obtiverem com seu esforço pessoal será muito mais duradouro do que as informações transmitidas por outras pessoas.

Aprendizagem Baseada em Projetos versus Aprendizagem Baseada em Problemas
Qual é a diferença entre Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas? Em primeiro lugar, poucos concordam quanto ao significado exato desses termos e, muitas vezes eles são utilizados como sinônimos. Ambos descrevem o processo de utilizar problemas “mal-estruturados” deliberadamente formulados para que os alunos adquiram conhecimentos de um conteúdo específico e habilidades de resolução de problemas enquanto procuram soluções para questões significativas.
No vocabulário do BIE, a Aprendizagem Baseada em Projetos é um termo geral que descreve um método de ensino que utiliza projetos como foco central de ensino em uma diversidade de disciplinas. Muitas vezes, os projetos emergem a partir de um contexto autêntico, abordam questões controversas ou importantes na comunidade e se desdobram de modos imprevistos. Em contraste, a metodologia do BIE para Aprendizagem Baseada em Problemas utiliza o desempenho de papéis e cenários realistas para conduzir os alunos por um caminho mais minuciosamente planejado rumo a um conjunto estabelecido de resultados. Independentemente de como seja rotulado, um projeto deve estar vinculado a padrões de conteúdo e permitir uma investigação de uma questão significativa centrada no começassem a fazer o esqueleto do projeto a ser desenvolvido em sala de aula. Fui atendendo todas, dando ideias, oferecendo ajuda e também incentivando as professoras do sucesso que poderemos ter levando os mesmos para a sala de aula. Os temas dos Projetos são bem diferentes: Poesia, Profissões, O Mágico de Oz, entre outros.
Acredito que foi possível tirar muitas dúvidas e dar apoio às professoras que estão fazendo parte deste grandioso projeto que é o Gestar 2. aluno.
A seguir pedi que fizessem pequenos grupos, ou individualmente e começassem a fazer o esqueleto do projeto a ser desenvolvido em sala de aula. Fui atendendo todas, dando ideias, oferecendo ajuda e também incentivando as professoras do sucesso que poderemos ter levando os mesmos para a sala de aula. Os temas dos Projetos são bem diferentes: Poesia, Profissões, O Mágico de Oz, entre outros.
Acredito que foi possível tirar muitas dúvidas e dar apoio às professoras que estão fazendo parte deste grandioso projeto que é o Gestar 2.

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